photo Image11_zps04b42021.png

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Faça você mesmo: Home para TV (Rack e Painel) - Parte 2

Oi pessoal.
Continuando a nossa saga... Se bem que não foi uma saga, porque ficamos muito felizes com o resultado rsrs.

É importante falar que o MDF que escolhemos, tanto para o rack quanto para o painel, é o laqueado. Brilhoso de um lado e fosco do outro. Por isso, o MDF vem protegido por uma película do lado brilhoso. 
Marido limpou todo o chão antes de deitar o MDF do painel, porque qualquer sujeira poderia arranhar, e colocou o lado brilhoso para baixo.

A primeira coisa que fizemos foi os furos da arandela. Lógico que cada arandela vai ter os furos diferentes, não é uma coisa padrão. Mas como o painel ia tomar toda a parede, até o teto, fizemos a verificação das medidas em questão de altura, na própria parede.

Depois de medir na parede a altura que queríamos a arandela, marido mediu a mesma altura no MDF e fez um risco com a ajuda de um nível, para não ficar torto. Depois mediu a distância que queríamos das laterais, aí vai de cada um também. Lembrando que esses riscos são feitos para ajudar e são feitos no lado que NÃO vai ficar visível. No nosso caso, como queríamos o lado brilhoso para fora, fizemos tudo pelo lado fosco, ou seja, o avesso.

 Depois de medir tudo direitinho e fazer os riscos, marido fez os furos.

 Foram feitos 3 furos: os dois menores para parafusar a arandela e o maior para a fiação.
O próximo passo, é a instalação da régua que vai segurar o painel na parede. É muito simples. A gente pegou uma peça das sobras de MDF e fez um corte em um ângulo aproximado de 45º. A idéia é que um segure o outro.
Não sei se dá pra entender bem na foto abaixo:
 A peça a direita da foto vai ser pregada no painel, com o corte virado para dentro. A peça a esquerda, vai ser pregada na parede, com o corte virado para fora. Com isso, a peça vai encaixar uma na outra. Dá para entender mais ou menos nas fotos abaixo.
Mais uma vez, é importante medir na parede a altura. Marido usou duas peças dessa de encaixe, uma em cima e outra embaixo, para fixar melhor. Vimos na internet casos em que foi usado apenas uma, no meio, mas preferimos não arriscar, porque esse painel ia ficar muito, muito pesado.


Cada parafuso utilizado para pregar na parede aguenta em torno de 250kg, ou seja, em cada régua estamos falando de um total de 750kg. É o suficiente né?

Depois de parafusadas na parede, as réguas ficam assim:



 Para pendurar o painel, encaixamos as réguas pelo lado direito e empurramos devagar em direção a essa parede verde.

Feito isso, utilizamos fita crepe para medir a altura do suporte da TV e também a altura que o rack ia ficar. Como o suporte da TV é articulado, ele não ficaria no centro, pois a TV ficaria torta. O certo é medir o centro e parafusar ele à esquerda.

 Depois de medir o centro e a altura da TV, marido fez 5 furos: 4 para o suporte e um para passar o fio da antena.
 

Esse quadrado de fita crepe é o buraco que vai ser furado para instalar a tomada

A fiação da arandela é um pouco complicado de fazer. Tem que entender mesmo de eletricidade. Por isso, não aconselhamos que qualquer pessoa faça. Antes de tudo, é necessário desligar a eletricidade da casa. O Lucio não é eletricista profissional. Mas tem cursos de aperfeiçoamento da profissão dele, que ele quis fazer apenas para conhecer melhor. Em vários desses cursos ele aprendeu como fazer instalações elétricas com segurança.
Como dá para ver na foto abaixo, a arandela vem com 3 pontas de fios: um neutro, uma fase e um terra. Como o painel ia tomar toda a parede, marido usou a tomada já existente com dois módulos, que acendiam a luz da sala e do hall da escada, e trocou por uma de três módulos, para acender as arandelas separadamente.
Está na hora de parafusar o rack, já que ele vai ficar suspenso. Colocamos o rack no chão, com a parte que seria parafusada no painel virada para cima. Na outra extremidade onde iria o painel, colocamos objetos (balde, livros e etc) da mesma altura do rack (42cm) para que, quando colocássemos o painel por cima, ele ficasse totalmente reto. 
Como o MDF que compramos tem 1,5cm  de largura e as réguas de fixação iam deixar um espaço entre o painel e a parede, por causa da fiação, marido pegou um pedaço da sobra da mesma chapa que utilizamos no painel para colocar apenas no canto, como na foto abaixo. Isso foi feito para tampar o buraco de 1,5cm que ficaria depois que pendurássemos o painel. Fizemos apenas de um lado, o lado da porta da sala, já que o outro lado ficaria escondido pela parede. Mas se alguém aí for fazer o painel no meio da parede, onde os lados fiquem visíveis ou a parte de baixo e de cima, o ideal é colocar esse pedaço de MDF em todos os lados.
Depois é importante dar o acabamento com a fita da cor do painel (Ébano Exotic), do mesmo jeito que fizemos no rack. Passar cola no local e na fita e esperar secar um pouco. Depois passar mais cola no local e na fita e colar. Deixar secar antes de cortar a sobra da fita com estilete e dar o acabamento com a lima novamente.
Marido fez os riscos exatos de onde o rack ficaria. Vocês podem ver que cada lado tem três riscos, simulando as duas chapas coladas do rack. Marido fez assim para parafusar cada chapa do rack separadamente, mesmo que elas já estejam coladas. Assim, teria maior segurança na fixação do rack no painel, já que ele é muito pesado. Fica melhor de entender nas fotos.
 Lembrando que é bom fazer o buraco com a furadeira antes de parafusar.


Essa foi a parte mais difícil: depois de parafusar o rack no painel, pendurar na parede. O painel já estava pesado, com o peso do rack então... 23hrs, meu cunhado saindo para trabalhar e a gente tentando pendurar esse troço! Mas, nós não queríamos um rack no chão. Queríamos suspenso. E tinha que ser! rsrs 
Não tem foto dessa hora. Todo mundo se empenhando em pendurar a obra prima.

Uns 40 minutos depois, painel e rack pendurados, marido instalou a tomada que ficaria atrás da TV, parafusou o suporte no painel e as arandelas.

Marido parafusou a TV no suporte.
 E ficou assim:

 Depois marido colou o acabamento no rack e fomos dormir.

No dia seguinte, tínhamos que terminar. Mas já estava muito bonito. Já estava totalmente apaixonada  pelo trabalho que fizemos, antes mesmo de acabar.



 Acabamento da fita da cor do painel:



 Marido cortou a sobra da fita do rack e deu o acabamento com a lima:
 

Olha como fica bem feito o acabamento, nem dá para perceber que foi colado:


Depois marido encaixou o fundo no meio do rack e deu acabamento com silicone branco.
E o resultado (quase) final:




Quase final, porque ainda falta colocar as gavetas. Mas como vamos fazer ela pretas, vamos esperar até iniciarmos o outro projeto que está nos planos para aproveitar as sobras...
Olhando nessa última foto, deu para entender porque escolhemos o suporte articulado para TV. O painel não fica exatamente de frente para o local onde o sofá fica. 
A única coisa que me deixou triste quando acabamos, foi olhar um painel tão bonito e um sofá tão feio! Mas isso já foi resolvido rsrs.
E aí gente? O que vocês acharam da nossa aventura?
Olha, eu sou suspeita de falar. Mas fiquei muito orgulhosa do meu maridinho quando vi o trabalho final. Colocar no papel é fácil. Mas concluir o trabalho são outros 500. E não encontramos muitas dificuldades no caminho, o que mostra que ele realmente sabia o que estava fazendo. Ele merece todo o mérito pela execução do projeto, já que ele foi a cabeça de tudo. Eu apenas ajudei no que pude. E achei lindo!

Blog Widget by LinkWithin

16 comentários :

  1. Muito legal!!!!!! Adorei!!!!!!!
    Também sou de Brasília e acompanho seu blog há um tempinho, apesar de fazer um ano que vc não postava........
    Não deixe de postar não, ver gente como a gente realizando coisas lindas assim só nos estimulam a tentar o mesmo e ver que não é preciso um rio de $ pra deixar a casinha linda.
    Parabéns!
    Sucesso com o blog!
    Com carinho,
    Lucyana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucyana...
      Obrigada pelo carinho!
      A ausência no blog se deu a problemas de saúde que eu tive e muito trabalho. Você sabe que isso junto não é muito bom... rsrs
      Mas temos mais planos para a nossa casinha e acho que agora engata!
      beijos

      Excluir
  2. Quando viram aqui me visitar? acho que podiam fazer um pra mim rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih amiga...
      Fazer um desse não dá numa visita só não kkkkk
      Tinha que ser umas 4 pra terminar kkkkk

      Excluir
    2. Ih amiga...
      Fazer um desse não dá numa visita só não kkkkk
      Tinha que ser umas 4 pra terminar kkkkk

      Excluir
  3. Ameiiii!!!
    Só falta o animo pra eu fazer né, porque esperar o marido não sai um desse ai nunca kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem pesado isso. Você pode até fazer, mas vai precisar da ajuda do maridão ou do cunhado rsrs
      bjos

      Excluir
  4. Oiii casalll
    vocês nem devem mais lembrar de mim, mas há alguns anos que nos conhecemos
    pelo meu blog e nooossaaaa que linda ta sua salaaa, tô apaixonada pelo sofá e necessito
    de um assim urgenteee rsrs
    super beijooo

    ResponderExcluir
  5. O rack parecido com o que quero, lindoooooooooooooooooo!
    Ficou coisa de profissional hein, vcs estão de parabéns, vou até salvar aqui, pq vc já passa bastante detalhes do que comprar, de medidas dá pra ter uma noção e sai bem mais em conta.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua postagem não só essa mas as outras também !!! Eu tenho pesquisado porque estou querendo fazer uma bancada de estudo para meus filhos no quarto deles e uma para minhas artes no meu quarto, e pesquisando preços e espessuras de MDF acabei achando uma postagem sua e vi que é possível sim que eu mesma faça.Se vocês puderem me dar dicas e orientação sobre espessura e preços vou ficar muito agradecida . A minha bancada tem q ser bem resistente porque vou por maquina de costura sobre ela. Amei o blog estou ficando por aqui e convido vocês a conhecer meu cantinho em http://wwwnubiaclopes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo!! Estou pensando em fazer o painel do meu quarto e me deparei com esse teu post maravilhoso! Vou mostrar para o meu pai para ele ter noção de como fazer. Parabéns, não é qualquer pessoa que tem "talento" para esse tipo de coisa, e ao meu ver, ficou perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil perdões pela demora no retorno. Passei por muitas intervenções cirúrgicas no último ano e a vida ficou uma bagunça. Agradeço muito...

      Meu pai também está planejando fazer um parecido para a casa dele. Se a idéia for para frente eu vou tirar fotos e postar aqui...

      Excluir
  8. Meus Parabéns... achei muito legal...vocês tiveram uma ótima ideia... ficou super fino....Sou de Belo Horizonte-Mg...vcs me deram uma ideia muito boa para fazer aqui em casa tb.
    Helberth Sanz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil perdões pela demora no retorno. Passei por muitas intervenções cirúrgicas no último ano e a vida ficou uma bagunça. Agradeço muito...

      Excluir
  9. Ficou lindo!!! Quero um painel com medidas específicas, que não encontro na internet e o seu passo a passo sugere que posso fazê-lo! A próxima etapa é convencer o marido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil perdões pela demora no retorno. Passei por muitas intervenções cirúrgicas no último ano e a vida ficou uma bagunça. Agradeço muito...

      Conseguiu convencer o marido?

      Excluir

Oi gente! Só lembrando que todos os comentários são moderados e que comentários com propaganda de lojas serão banidos. Obrigado por comentar!